Brasília, 20 – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou nesta quarta, 20, que apresentou ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, a agenda de uma missão empresarial a ser realizada em Washington nos dias 3 e 4 de setembro.
O presidente da CNI, Ricardo Alban, disse em nota que o setor industrial levará propostas “alinhadas a interesses” dos EUA, como parcerias para produção de combustível sustentável de aviação (SAF) e etanol, instalação de data centers no Brasil e exploração de minerais de terras raras.
A ideia é “ampliar o diálogo” com o governo e o setor produtivo americano, diante da tarifa de 50% sobre diversos itens da pauta exportadora do Brasil para os EUA.
Na agenda, haverá encontros com escritórios de advocacia e lobby, reuniões na Embaixada do Brasil em Washington, “diálogos” com lideranças da Câmara de Comércio e com autoridades do governo americano.
Associações setoriais, federações estaduais e representantes de grandes empresas participarão da iniciativa. “Nosso objetivo é sensibilizar o lado americano, levando propostas concretas de interesse mútuo, de forma a acelerar as negociações e incluir setores relevantes, mesmo aqueles com menor peso financeiro, mas grande representatividade industrial”, disse Alban.
Estadão Conteúdo