Menu
Mundo

Ministros latino-americanos propõem política turística regional

Arquivo Geral

06/06/2009 0h00


Caracas, remedy 6 jun (EFE).- Os ministros de Turismo do Brasil, drug Argentina, Cuba, Equador e Venezuela propuseram que as instâncias de integração regional Unasul, Alba e Mercosul criem “uma mesa técnica permanente” que defina uma política regional conjunta no setor.

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, participa da reunião representando o Brasil.

A agência estatal de notícias venezuelana “ABN” informou hoje que essa foi a conclusão principal do 1º Encontro de Políticas Compartilhadas para o Turismo que esses ministros e atores turísticos privados realizaram em Caracas até a noite da sexta-feira.

A Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba), o Mercosul e a União de Nações Sul-americanas (Unasul) receberam o pedido de que definam nessa “mesa técnica” políticas de desenvolvimento do setor que conta na zona com 200 milhões de “turistas potenciais”, destacou à “ABN” Pedro Morejón, ministro anfitrião da reunião, que durou dois dias.

O ministério venezuelano acrescentou que também foi decidido “avaliar” as políticas migratórias de cada país para “homogeneizá-las”, assim como as normas de qualidade turística e outras medidas orientadas a promover coordenadamente a América Latina como destino turístico.

Neste empenho, os cinco países participantes do encontro se comprometeram a “fortalecer as políticas de troca, através de convênios entre linhas aéreas e marítimas, e incentivar o desenvolvimento” do chamado “turismo popular e comunitário”.

O presidente do Conselho Superior de Turismo da Venezuela, Rafael Guerra, revelou que o encontro regional também decidiu “revisar” os convênios assinados pelas chancelarias de cada nação “para realizar procedimentos migratórios apenas apresentando a carteira de identidade”.

A respeito, a ministra de Turismo do Equador, Verónica Sión, lembrou que, no ano passado, seu país “liberou os cidadãos de mais de 135 países da apresentação do visto” para facilitar que escolham a região ao decidir seu destino turístico.

Além dos ministros de Turismo do Equador, da Venezuela e do Brasil, participaram da reunião o ministro da Argentina, Carlos Enrique Meyer, assim como a vice-ministra cubana, Mari Elena López. EFE

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado