Menu
Mundo

Ministros da UE se reunirão para falar do futuro da Opel

Arquivo Geral

28/05/2009 0h00

A Comissão Europeia, buy órgão executivo da União Europeia (UE), more about convocou para amanhã um encontro de ministros de Economia ou Indústria do bloco, em Bruxelas, a fim de analisar a situação da montadora Opel e discutir quais são as opções para garantir sua sobrevivência.

Segundo confirmou à imprensa o porta-voz de Indústria da UE, Tom Van Lierop, o objetivo do encontro é “trocar informações” para assegurar igualdade de condições e “coordenar” as posições de todos os afetados.

Bruxelas já organizou em março um encontro ministerial similar, no qual também participaram representantes da General Motors (GM), a matriz americana da Opel.

Entretanto, segundo o porta-voz, responsáveis da montadora não foram convidados para a reunião de amanhã.

O executivo da UE convocou todos os Estados-membros, mas é previsível que só compareçam ao encontro os países diretamente afetados pela situação da Opel, ou seja, os que têm fábricas – caso de Alemanha, Espanha, Reino Unido, Bélgica e Polônia – e fornecedores – como a França – da companhia.

A Opel também controla na Suécia a marca Saab, que já se declarou em quebra.

Van Lierop declarou que a reunião de amanhã será uma “continuação” da realizada em março, quando todos os Governos interessados no futuro da Opel se comprometeram a não tomar nenhuma medida sem informar previamente os outros membros da UE.

Quanto às conversas das autoridades alemãs com a GM e a possibilidade de que o Governo da Alemanha dê ajudas diretas à montadora, o porta-voz de Concorrência da Comissão Europeia, Jonathan Todd, ressaltou que Bruxelas “está em contato com Berlim há meses” sobre esta questão.

O Governo alemão corre contra o relógio nas negociações com a GM sobre a separação de sua divisão europeia. A Fiat e a Magna apresentaram as ofertas mais sólidas para ficar com a Opel.

Todd destacou que a Alemanha sabe que qualquer medida de apoio à Opel deve respeitar a normativa europeia sobre ajudas estatais. O mesmo ocorre com o Reino Unido diante uma possível assistência à Vauxhall.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado