Menu
Mundo

Ministro italiano diz que há <i>clara recusa</I> a opção militar sobre Irã

Arquivo Geral

01/07/2009 0h00

O ministro de Assuntos Exteriores italiano, erectile Franco Frattini, check afirmou hoje que existe uma “clara recusa” por parte da comunidade internacional à “opção militar” para resolver o assunto do programa nuclear do Irã.

Em declaração oficial perante a comissão de Assuntos Exteriores do Senado italiano, Frattini informou sobre os assuntos abordados na cúpula ministerial do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais desenvolvidos e a Rússia) da semana passada em Trieste, e disse que, “no terreno, não existe uma ameaça militar” por parte do Irã.

“Se o presidente (americano, Barack) Obama estendeu a mão ao Irã até dezembro, acho que nós não deveríamos retirá-la antes de dezembro”, disse o ministro italiano, anfitrião da cúpula do G8 de Exteriores de Trieste, que aconteceu de 25 a 27 de junho.

No entanto, reconheceu que “hoje temos menos possibilidades de que Teerã recolha a mão estendida, mas, embora as possibilidades tenham se reduzido, algo de que estou pessoalmente convencido, é preciso explorar as margens úteis para retomar o caminho do diálogo”.

O ministro acha que, por enquanto, seria “prematura” a adoção de maiores sanções ao Irã por causa de seu programa nuclear, mas explicou que essas possíveis medidas já foram abordadas em algumas reuniões na Europa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado