Menu
Mundo

Ministro iraniano diz que negociações por acordo nuclear só são possíveis sem pressão

Em sua conta no X, o representante de Teerã escreveu que “qualquer nova rodada de negociações só será possível quando a outra parte estiver pronta para um acordo nuclear justo, equilibrado e mutuamente benéfico”

Redação Jornal de Brasília

18/07/2025 17h12

iran oman politics diplomacy

O Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbasid Araghchi, concede uma entrevista coletiva conjunta com o Ministro das Relações Exteriores de Omã em Teerã, em 30 de dezembro de 2024. (Foto de ATTA KENARE / AFP)

São Paulo, 18 – Os Ministros de Relações Exteriores do grupo europeu E3 e a Alto Representante da União Europeia (UE), Kaja Kallas, tiveram uma chamada telefônica com o homólogo iraniano, Seyed Abbas Araghchi, voltada para o acordo nuclear com o país persa. Em sua conta no X, o representante de Teerã escreveu que “qualquer nova rodada de negociações só será possível quando a outra parte estiver pronta para um acordo nuclear justo, equilibrado e mutuamente benéfico”.

“Se a UE/E3 quiserem ter um papel, devem agir com responsabilidade e deixar de lado as políticas desgastadas de ameaça e pressão, incluindo o ‘retorno rápido’ para o qual não têm absolutamente nenhuma base moral e legal”, apontou. Segundo ele, foram os EUA que se retiraram de um acordo negociado de dois anos – coordenado pela UE em 2015 -, não o Irã; e foram os EUA que abandonaram a mesa de negociações em junho deste ano e optaram por uma opção militar, não o Irã.

O grupo E3 é composto por Alemanha, França e Reino Unido, esteve nas negociações pelo acordo nuclear com o Irã junto de China, Estados Unidos e Rússia. A conversa entre os representantes europeus foi a primeira desde os ataques dos EUA e Israel às instalações nucleares iranianas em meados de junho.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado