Menu
Mundo

Ministro francês mostra apoio a solução de dois Estados

Arquivo Geral

17/11/2009 0h00


O ministro de Assuntos Exteriores francês, Bernard Kouchner, e o primeiro-ministro jordaniano, Nader Dahabi, apoiaram hoje, em Amã, uma solução de dois Estados, um palestino e outro israelense, para o conflito no Oriente Médio.

Segundo um comunicado do escritório do primeiro-ministro jordaniano, as duas partes concordaram na necessidade de conseguir uma solução baseada na visão de dois Estados e de manter “negociações sérias” entre palestinos e israelenses assim que for possível.

Durante a reunião, os dois políticos analisaram “vários assuntos relacionados à situação na região, e particularmente os esforços atuais para relançar as negociações entre as partes palestina e israelense, e meios para superar os obstáculos que impedem a retomada das conversas”, afirma a nota.

França e Jordânia também pediram para “aumentar o apoio à Autoridade Nacional Palestina (ANP) em seus esforços em recuperar os direitos do povo palestino, especialmente o estabelecimento de um Estado independente”.

Kouchner, que chegou hoje a Amã, deve se reunir durante sua estadia na Jordânia com o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, para analisar as perspectivas de uma paz com Israel, disseram fontes palestinas na capital jordaniana.

A visita de Kouchner à Jordânia coincide hoje com o início de uma viagem oficial do presidente francês, Nicolas Sarkozy, à Arábia Saudita, para tratar também do conflito entre árabes e israelenses, entre outros assuntos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado