Menu
Mundo

Ministro da Economia alemão contente com evolução do PIB mas não quer euforia

Arquivo Geral

13/08/2009 0h00

O ministro da Economia da Alemanha, Karl-Theodor zu Guttenberg, manifestou sua satisfação pelos números positivos e a evolução da economia alemã no segundo trimestre, publicados hoje, mas advertiu contra reações eufóricas.

“A estabilização da economia alemã no segundo trimestre foi melhor do que esperávamos”, disse Guttenberg em comunicado onde falou de números “encorajadores”.

Ele se referiu aos dados publicados pelo Escritório Federal de Estatística, mostrando que o Produto Interno Bruto (PIB) registrou no segundo trimestre um ligeiro crescimento, pela primeira vez desde o primeiro trimestre de 2008.

De acordo com estes dados, o PIB teve no segundo trimestre um aumento do 0,3% em comparação com aos três meses anteriores.

De acordo com Guttenberg, a recuperação demonstra o sucesso dos planos de reativação econômica com os quais o Governo respondeu à crise financeira e econômica.

Guttenberg afirmou, no entanto: “Não há motivos para euforia, pois o caminho até que nossa economia alcance o nível do ano passado ainda é longo”.

Segundo os dados do Escritório de Estatística, em relação ao segundo trimestre de 2008, o PIB caiu em 7,1%.

A instituição revisou também os dados correspondentes ao primeiro trimestre e, no lugar do retrocesso de 3,8% em relação ao último parcial de 2008 calculado nos números provisórios, o recuo foi de 3,5%.

O leve crescimento durante o segundo trimestre se deve fundamentalmente aos impulsos registrados no consumo interno e nos investimentos públicas.

O comércio exterior também contribuiu para dar um impulso à economia. Embora a demanda externa tenha diminuído em consequência da crise mundial, as importações caíram mais que as exportações, o que contribuiu para melhorar o superávit da balança comercial.

Os dados publicados hoje são melhores que os esperados pelos especialistas, que esperavam um novo retrocesso no segundo trimestre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado