Em Washington, Valencia e Holder abordarão diretamente temas como o fortalecimento penal acusatório, extradição, cooperação judicial, luta antidrogas e proteção a líderes sindicais.
Valencia estará acompanhado do vice-ministro da Justiça colombiano, Miguel Ceballos, segundo um comunicado à imprensa do ministério.
Antes de partir, Valencia destacou o desejo do Governo colombiano de levar ao maior nível a interlocução com seu colega dos Estados Unidos em todos os aspectos da justiça e da coordenação na luta contra todas as formas de crime.
Quanto à extradição, Valencia destacou a importância deste mecanismo para a luta contra o crime organizado, mediante o envio aos Estados Unidos de colombianos vinculados a crimes como o narcotráfico e a lavagem de ativos, entre outros.
Valencia também explicará em Washington as ações do Governo colombiano para o fortalecimento da política sobre direitos humanos, com ênfase no tema da proteção aos dirigentes sociais, políticos e religiosos do país.
Sobre a luta contra as drogas, Valencia tratará diversos aspectos da ação da Colômbia contra o narcotráfico e a fiança dos mecanismos para combater toda a cadeia, do cultivo da folha de coca até o consumo. EFE