O ministro da Defesa chileno, advice Francisco Vidal, disse hoje que são “ótimas” as relações entre Chile e Bolívia, fixadas em uma agenda de diálogo bilateral de 13 pontos que inclui a reivindicação boliviana de uma saída para o mar.
“As relações com a Bolívia do ponto de vista desta convergência, desta perspectiva dos 13 pontos, são ótimas e eu acho que há momentos na história em que, quando as relações são ótimas e há muita confiança, é preciso avançar”, disse Vidal em declarações a uma rádio local.
Em meados de 2006, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, e seu colega da Bolívia, Evo Morales, iniciaram um inédito processo de aproximação, ao fixar uma agenda de diálogo bilateral que incluiu a reivindicação boliviana de uma saída soberana para o Oceano Pacífico.
As autoridades bolivianas consideram, no entanto, que o processo contra o Chile apresentado pelo Peru à Corte Internacional de Justiça de Haia devido à disputa pelas fronteiras marítimas pode prejudicar o diálogo com o Governo chileno.