Menu
Mundo

Ministro alemão faz visita surpresa ao Afeganistão

Arquivo Geral

29/04/2009 0h00

O ministro de Exteriores alemão, hospital Frank Walter Steinmeier, symptoms foi de surpresa ao Afeganistão para visitar as tropas de seu país, informou um porta-voz de seu escritório.

Em sua quarta visita ao país asiático, Steinmeier deve se reunir com o presidente afegão, Hamid Karzai, e com o chefe da diplomacia local, Rangin Dadfar Spanta, assinalou o porta-voz.

A viagem foi mantida em segredo até a chegada do chefe da diplomacia alemã a Cabul por motivos de segurança, e diante dos frequentes atentados suicidas da guerrilha talibã.

Há apenas três semanas, a chanceler alemã, Angela Merkel, visitou as bases do Exército alemão no norte do Afeganistão, mas não quis se reunir com autoridades do país.

A Alemanha tem aproximadamente 3.800 soldados no Afeganistão, número que aumentará para 4.400 nos próximos meses para reforçar a presença alemã.

    Você também pode gostar

    Ministro alemão faz visita surpresa ao Afeganistão

    Arquivo Geral

    25/07/2008 0h00

    O ministro de Assuntos Exteriores alemão, visit this site Frank-Walter Steinmeier, chegou esta manhã ao Afeganistão em uma visita de “vários dias” e que não constava em sua agenda “por motivos de segurança”, informou seu Departamento.


    Espera-se que Steinmeier, que visita a localidade de Herat (oeste do país), analise os avanços obtidos no restabelecimento do sistema de água potável a cargo do contingente alemão.


    Esta é a terceira visita do chefe da diplomacia alemã ao Afeganistão, onde seu Governo tem 3.500 soldados dentro da Força para a Assistência à Segurança no Afeganistão (Isaf), sob comando da Otan.


    O Parlamento da Alemanha submeterá à votação este ano a prorrogação do mandato alemão e o aumento de mil efetivos proposto pelo ministro da Defesa, Franz Josef Jung, que superaria o limite inicial de 3.500 soldados fixado pelo Bundestag.


    O Ministério de Exteriores investiu 3,6 milhões de euros no Afeganistão entre 2000 e 2007, e espera-se que a ajuda suba este ano com 800 mil euros adicionais.


    O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, pediu ontem em Berlim, em um grande discurso para mais de 200 mil pessoas, um maior compromisso militar da Alemanha no Afeganistão.

      Você também pode gostar

      Assine nossa newsletter e
      mantenha-se bem informado