Menu
Mundo

Militares matam mais de 30 rebeldes no Paquistão

Arquivo Geral

20/06/2009 0h00

O Exército do Paquistão matou 32 rebeldes durante a ofensiva que lançou para recuperar o controle de uma importante estrada na região tribal do Waziristão do Sul, medications reduto do líder dos talibãs paquistaneses, hospital Baitullah Mehsud, case informaram fontes militares.

“Tropas de infantaria começaram ontem a atacar posições dos fundamentalistas para desbloquear a estrada”, que vai até a capital local, Wana, disse à Agência Efe o porta-voz do Exército Basir Haider.

Em nota, o comando militar informou que 32 “terroristas” morreram na região de Sarwaki, onde se concentram as operações para desbloquear a estrada.

Athar Abbas, outro porta-voz do Exército, afirmou à Efe que a investida dá início a uma grande ofensiva no Waziristão do Sul. Segundo o militar, o controle da estrada é um “passo importante”, já que facilita o acesso das tropas ao distrito.

Vários meios de comunicação paquistaneses noticiaram hoje que o Exército já posicionou soldados e carros de combate em inúmeros pontos da região, que faz fronteira com o Afeganistão e é considerada uma base terrorista em solo paquistanês.

Segundo a emissora de TV “Dawn”, que não especificou suas fontes, nas últimas 24 horas também foram registrados vários bombardeios de aviões e helicópteros sobre os esconderijos que os insurgentes têm no distrito.

O Governo ordenou no domingo passado que o Exército lançasse uma grande operação contra Mehsud, que lidera um movimento que reúne os diferentes grupos talibãs paquistaneses e que reivindicou a autoria da maioria dos atentados recentes no Paquistão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado