Dezenas de milhares de pessoas se reuniram nesta tarde em várias cidades norueguesas para prestar homenagem às 76 vítimas do duplo atentado perpetrado na sexta-feira no distrito governamental de Oslo e em um acampamento de jovens do partido trabalhista norueguês.
Em uma manifestação silenciosa, cerca de 150 mil cidadãos marcharam com flores e tochas pelo centro de Oslo até a Prefeitura, onde o príncipe herdeiro Haakon e o primeiro-ministro, o trabalhista Jens Stoltenberg, transmitiram mensagens de solidariedade à multidão.
“Decidimos responder ao ódio com unidade. Escolhemos nos mobilizar em prol de nossos valores. A Noruega é um país em luto”, afirmou Haakon.
Stoltenberg pediu aos noruegueses que mantenham seu caráter tolerante e não permitam que o “mal se apodere de todo um povo”. A resposta aos atentados deve ser dada com “mais abertura, mais democracia”, acrescentou.
A passeata partiu dos arredores do tribunal onde nesta segunda-feira o autor confesso do duplo atentado, Anders Behring Breivik, compareceu pela primeira vez e que fica localizado a algumas centenas de metros do complexo governamental onde foi detonado o potente carro-bomba que matou oito pessoas.