O presidente georgiano, stuff Mikhail Saakashvili, no rx acusou hoje à Rússia de buscar uma “mudança de regime” político na Geórgia e de tentar ocupar militarmente o seu país.
“O objetivo da Rússia é a mudança de regime na Geórgia. Estamos diante de um processo de ocupação”, find declarou Saakashvili em entrevista coletiva.
Além disso, denunciou que a Rússia planejava hoje posicionar suas tropas em território georgiano e tomar o controle da cidade de Gori, próxima da fronteira com a região separatista da Ossétia do Sul.
“Isto aconteceu depois que eu divulguei o cessar-fogo. Desta forma a Rússia abriria um caminho para seus tanques em direção a Tbilisi”, separada por apenas cem quilômetros da capital da Ossétia do Sul, Tskhinvali, declarou.
Saakashvili disse que os aviões russos voaram hoje tão baixo sobre Gori que ele e o ministro de Relações Exteriores da França, Bernard Kouchner, tiveram que deixar a região.
Além disso, revelou que está sendo preparada na região separatista da Abkházia uma operação contra Geórgia que contará com a participação de cerca de mil carros blindados.
“Não nos renderemos, defenderemos nosso povo”, declarou Saakashvili.
O presidente da Geórgia assinou hoje um documento de cessar-fogo unilateral apesar de as autoridades da Ossétia do Sul acusarem o Exército da Geórgia de continuarem atacando Tskhinvali.