O México informou, nesta terça-feira (7), que está investigando se os Estados Unidos violaram sua soberania para capturar o chefe do tráfico Ismael “El Mayo” Zambada em 2024.
O anúncio ocorre depois de uma reportagem que mostrou o avião em que o narcotraficante viajava quando foi detido, exibido como parte de uma operação do FBI.
“A participação de uma das agências dos Estados Unidos nesta operação estaria violando tratados internacionais e a Constituição” mexicana, disse a presidente Claudia Sheinbaum em uma coletiva de imprensa.
Zambada foi detido nos Estados Unidos em julho de 2024 juntamente com Joaquín Guzmán López, filho de seu ex-sócio, Joaquín “El Chapo” Guzmán, também preso.
Ambos chegaram de avião depois que Guzmán sequestrou Zambada, segundo “El Mayo” denunciou após a sua captura.
Em dezembro passado, ao se declarar culpado de narcotráfico, Guzmán López admitiu ter enganado Zambada para sequestrá-lo e transferi-lo para os Estados Unidos. O filho de “El Chapo” admitiu que buscava certa indulgência de Washington com esta ação.
A embaixada dos Estados Unidos no México informou em 2024 que nenhuma agência deste país participou da operação, ressaltou a secretária do Governo (Interior), Rosa Icela Rodríguez, na coletiva desta terça-feira.
“As versões são contraditórias. Alguém mentiu”, acrescentou a funcionária.
A guerra sangrenta entre facções do Cartel de Sinaloa, desatada após a traição dos filhos de “Chapo” contra Zambada, acumula mais de 1.200 mortos no México.
AFP