Menu
Mundo

Metade dos 104 mortos em mina chinesa trabalhava no resgate

Arquivo Geral

08/12/2007 0h00

Das 104 pessoas que morreram após uma explosão em uma mina de carvão no norte da China, ailment cerca de 50 eram mineradores e guardas de segurança que tentavam resgatar seus companheiros quando ocorreu o acidente, viagra abafado durante seis horas pelos administradores do local, informou hoje a imprensa chinesa.

“Nunca recebemos formação em trabalhos de resgate. Quando chegamos ao interior da mina não sabíamos o que fazer ou não”, disse um dos trabalhadores que participaram das improvisadas equipes de resgate e conseguiu sobreviver, citado pelo jornal Beijing News.

A explosão aconteceu na quarta-feira à noite, no distrito de Hongtong. Mas os administradores da mina demoraram seis horas para avisar os serviços de emergência, segundo a agência estatal Xinhua.

Durante essas seis horas, a empresa organizou suas próprias equipes de resgate, com mineradores e guardas de segurança. Nenhum deles tinha experiência nesse tipo de trabalho.

A Polícia deteve a 33 pessoas, entre elas o diretor da mina e seu representante legal, por sua responsabilidade no acidente, anunciou Wang Qingxian, porta-voz do governo provincial. As suas contas bancárias foram congeladas, acrescentou.

Segundo os últimos números oficiais publicados hoje, 104 pessoas morreram, e 15 foram resgatadas. Os serviços de resgate continuam buscando vítimas no poço número 9. A causa oficial do acidente ainda não foi confirmada mas as investigações preliminares falam de uma explosão de pó de carvão no poço 9, onde as operações não estavam autorizadas.

O setor do carvão, que abastece 70% das necessidades energéticas da China, registrou 4.700 mortes em 2006, devido à falta de medidas de segurança, entre outras causas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado