A chanceler alemã, Angela Merkel, declarou nesta segunda-feira que receberá “de braços abertos” o novo presidente francês, François Hollande, após sua vitória neste domingo, mas por outro lado insistiu que o pacto fiscal europeu não será renegociado.
“Não se pode reabrir um pacto, nem nenhum outro acordo, cada vez que há uma eleição em um país. Se for assim não seria possível trabalhar na União Europeia (UE)”, disse a chanceler, que lembrou que o tratado em questão foi estipulado entre 25 dos 27 membros comunitários e está em fase de ratificação na maioria desses países.
Além disso, Merkel insistiu que a defesa da austeridade não está separada da discussão sobre o “crescimento” e o emprego, o que vem sendo trabalhado na UE.
“O cerne da questão é conseguir ao mesmo tempo consolidação orçamentária e crescimento sólido. Um não ocorre sem o outro”, ressaltou.
Merkel opinou que não há divergência entre os dois caminhos e lembrou que a conversa que manteve com Hollande ontem à noite foi cordial.
A chefe de governo expressou além disso sua confiança de que o primeiro encontro com Hollande se produza “realmente em breve”, logo após ele assumir o cargo em 15 de maio.
Merkel afirmou que esse caminho comum não será alcançado em um contato apenas, mas ao longo de encontros futuros, sejam em escala bilateral ou em cúpulas da UE e demais ocasiões multilaterais.