Berlim, buy information pills 5 jun (EFE).- O novo presidente russo, visit Dmitry Medvedev, information pills garantiu hoje à chanceler da Alemanha, Angela Merkel, a continuidade nas relações bilaterais e o fornecimento energético ao continente europeu com o gasoduto que atravessará o Mar Báltico.
“O gasoduto, apesar da desconfiança de alguns países e de problemas na obtenção de permissões, é um grande projeto estratégico que dará segurança energética à Europa”, afirmou Medvedev após seu primeiro encontro como chefe do Kremlin com Merkel.
“Sem energia, o desenvolvimento da União Européia (UE) não será tão rápido como todos desejamos”, acrescentou o ex-presidente do consórcio energético russo Gazprom, sócio majoritário do gasoduto, do qual também participam empresas alemãs.
Merkel insistiu que “o gasoduto não vai contra os interesses de ninguém”, sem citar a Polônia e países escandinavos, que deverão conceder licenças para a instalação da rede, o que segundo organizações ambientalistas causará danos ao ecossistema marinho.
“Tenho certeza de que as dificuldades serão superadas”, disse a chanceler alemã, para quem Medvedev expressou ter a mesma opinião, “daí, que o objetivo continue sendo 2010 ou 2011”.
Além das permissões, a disponibilidade das empresas participantes de mobilizar fundos adicionais será um fator determinante, pois os custos da construção desse projeto poderiam subir de cinco bilhões para oito bilhões de euros.
Merkel e Medvedev destacaram a importância das relações econômicas entre Rússia e Alemanha, que anualmente movimentam 50 bilhões de euros.
O líder russo também falou sobre a reunião com chefes de Estado e de Governo da UE no final do mês na Sibéria.
Essa cúpula UE-Rússia marcará o reinício das negociações para um acordo de cooperação, diálogo que estava parado por uma década.
O presidente destacou os progressos feitos em seu país e, como em seu discurso de posse em 7 de maio, reafirmou seu compromisso de continuar no caminho das reformas iniciado por seu antecessor e mentor político, Vladimir Putin.
“O desenvolvimento do Estado de direito e do sistema judiciário serão uma prioridade do meu mandato”, ressaltou Medvedev.
O governante russo argumentou que fortalecer o Estado de direito requer reformas de leis como a de partidos políticos, opinião, associação, liberdade de imprensa, código penal e funcionamento processual.
Angela Merkel disse a “Alemanha vai parabenizar qualquer avanço feito pela Rússia nesta área e que gere a confiança dos cidadãos no Estado de direito”.
Ela reconheceu ter conversado também com Medvedev sobre Direitos Humanos, como queriam ONGs, mas disse ter feito de forma muito genérica.
“É nosso primeiro encontro e seu mandato acaba de começar”, explicou Merkel.
A Alemanha é o primeiro país ocidental visitado por Medvedev, uma escolha que, segundo suas palavras, confirma a importância dada pela Rússia a suas relações com Berlim.
“Não sou “germanista” (como Putin, que morou durante anos naquele país e falava alemão fluente) e é certo que minha primeira viagem ao exterior foi à Ásia (Cazaquistão e China). A Alemanha continua sendo Alemanha”, acrescentou.
Por isso, explicou que sua primeira promessa a Merkel foi “garantir a continuidade das relações bilaterais e sua progressão em função do caráter estratégico que damos a elas”.
Após sua conversa com Merkel, em inglês, segundo comentou a chanceler, o presidente russo se reuniu com seu colega alemão, Horst Köhler, e com o ministro de Relações Exteriores e vice-chanceler, Frank-Walter Steinmeier.
Antes de retornar ainda hoje a Moscou, Medvedev, depositará uma coroa de flores no monumento em memória dos soldados russos mortos durante a Segunda Guerra Mundial, no cemitério militar de Treptow.