O senador republicano John McCain venceu neste sábado as primárias de seu partido na Carolina do Sul, rx com o 33% dos votos, seguido de perto pelo ex-governador do Arkansas Mick Huckabee, que obteve 30%.
O terceiro lugar ficou com o ex-ator e ex-senador Fred Thompson, com 16%, que superou o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, que hoje havia vencido em Nevada, segundo dados oficiais.
Os resultados preliminares na Carolina do Sul foram bem diferentes dos de Nevada, devido à diferente composição social dos dois estados, e também à intensidade das campanhas dos pré-candidatos neste estado do sul.
McCain visitou em diversas ocasiões o estado nas ultimas semanas, em uma tentativa de reverter o fracasso que colheu em 2000 contra o então aspirante George W. Bush.
O ex-governador e antigo pastor protestante Mike Huckabee se apoiou na grande comunidade evangélica da região, em uma tentativa de demonstrar que podia revalidar a vitória que alcançou nos caucus de Iowa.
No entanto, teve de se contentar com o segundo lugar, apesar de na Carolina do Sul 60% dos eleitores republicanos serem evangélicos.
Romney decidiu não se dedicar em excesso à Carolina do Sul, já que sua derrota em Iowa e New Hampshire lhe obrigou a transferir parte dos recursos de sua campanha a Michigan e Nevada, onde venceu.
Por isso, a terceira posição foi para o ex-ator Fred Thompson, que centrou grande parte de sua campanha na Carolina do Sul, onde acreditava que conseguiria uma posição destacada como impulso para sua campanha presidencial.