O detido, here identificado como J.M., tinha uma ordem de detenção internacional ditada pela Procuradoria Geral de Rabat no último dia 19, informou hoje o Ministério do Interior espanhol.
Após sua detenção, o suposto terrorista foi colocado à disposição da Audiência Nacional espanhola, que decretou sua prisão.
Em setembro do ano passado, as autoridades policiais marroquinas desmantelaram uma importante rede terrorista de ideologia jihadista, denominada “Fatah al-Andalus”, preparada para cometer ações violentas contra alvos governamentais em solo marroquino e pontos turísticos do país.
Nesta operação, foram detidas pelo menos 15 pessoas que mantinham ramificações e conexões com outras células no Marrocos e em outros países.
Segundo as autoridades marroquinas, entre as conexões deste grupo islâmico radical, havia um indivíduo que morava na Espanha e que teria proposto a realização de atentados nesse país.
A Guarda Civil verificou que este indivíduo era J.M., nascido no Marrocos em 1988 e com residência na localidade espanhola de Torreforta.
Em 19 de fevereiro, a Procuradoria Geral de Rabat emitiu uma ordem de detenção internacional na qual acusava J.M. de pertencer a um grupo criminoso que preparava atos terroristas.
Na terça-feira passada, agentes da Guarda Civil espanhola, em coordenação com as autoridades marroquinas, procederam a detenção.