A Marinha francesa interceptou, nesta quinta-feira (22), um “petroleiro procedente da Rússia” no Mar Mediterrâneo, suspeito de pertencer à “frota fantasma” que financia “a guerra de agressão contra a Ucrânia”, anunciou o presidente francês, Emmanuel Macron.
“Esta manhã, a Marinha francesa abordou e revistou um petroleiro russo, que está sujeito a sanções internacionais e é suspeito de navegar sob bandeira falsa”, disse o presidente no X.
“A operação foi realizada em alto-mar no Mediterrâneo com o apoio de vários de nossos aliados” e a embarcação foi “desviada”, acrescentou.
“Não vamos deixar nada passar”, disse Macron. “As atividades da ‘frota fantasma’ ajudam a financiar a guerra de agressão contra a Ucrânia”, acrescentou.
As autoridades marítimas locais indicaram que a Marinha apreendeu um petroleiro chamado “Grinch” entre a Espanha e Marrocos.
“Após a abordagem da embarcação, a análise dos documentos confirmou dúvidas sobre a legalidade de sua bandeira”, informou a Prefeitura Marítima do Mediterrâneo.
O navio “está sendo escoltado pela Marinha nacional até uma área de ancoragem para novas verificações”, acrescentou a Prefeitura em um comunicado.
AFP