Menu
Mundo

Marinha Francesa apreendeu mais de 10 toneladas de cocaína em embarque nas Antilhas

“Ao todo, os fardos apreendidos representavam um peso sem precedente de 10.552 quilos, a maior apreensão da Marinha francesa”, reforça esta mesma fonte em comunicado

Redação Jornal de Brasília

26/08/2024 12h44

Foto: Reprodução

A Marinha Francesa apreendeu mais de 10 toneladas de cocaína em meados de agosto a bordo de um embarque de pesca a cerca de 1.220 quilômetros da costa da Martinica, anunciou as Forças Armadas nas Antilhas (FAA) nesta segunda-feira (26).

O patrulheiro La Confiance interceptou o navio na noite de 14 para 15 de agosto e descobriu em seu interior “aproximadamente 300 pacotes”, que testaram positivo para cocaína, precisoram como FAA em um comunicado.

“Ao todo, os fardos apreendidos representavam um peso sem precedente de 10.552 quilos, a maior apreensão da Marinha francesa”, reforça esta mesma fonte em comunicado.

A Justiça abriu uma investigação sobre tráfico de drogas em organização criminosa e decretou prisão preventiva para nove pessoas: seis do Brasil, duas da Colômbia e uma da Venezuela.

A operação, que eleva quase 28 toneladas de cocaína apreendida pela FAA desde o início do ano, contém informações fornecidas pelas agências britânicas e americanas de combate ao narcotráfico.

Especialistas estimam em mais de 2.000 toneladas o volume total de cocaína presente no mercado mundial em 2021, dois terços provenientes da Colômbia.

Grande parte da cocaína atravessa o Atlântico em contêineres marítimos, escondida em cargas perfeitamente legais, a partir de portos da América do Sul, com Santos e Guayaquil liderando.

Ao todo, 55% da cocaína apreendida na França em 2022 era anterior às Antilhas e à Guiana Francesa, área de trânsito. Outras cargas passam pela África Ocidental antes de seguir para a Europa.

Em março, as autoridades anunciaram o confisco de 10,7 toneladas a bordo de um barco pesqueiro brasileiro no Golfo da Guiné.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado