Menu
Mundo

Marinha do Irã acrescenta mísseis de cruzeiro sofisticados ao seu arsenal

Os mísseis de cruzeiro Talaeieh e Nasir chegaram a uma base naval próxima ao Oceano Índico, no porto de Konarak, no sul do Irã

Redação Jornal de Brasília

24/12/2023 17h46

Foto: Reprodução/ AFP

A marinha do Irã acrescentou, neste domingo, 24, mísseis de cruzeiro sofisticados produzidos internamente ao seu arsenal, informou a TV estatal. Os mísseis de cruzeiro Talaeieh e Nasir chegaram a uma base naval próxima ao Oceano Índico, no porto de Konarak, no sul do Irã, cerca de 1.400 quilômetros a sudeste da capital, Teerã.

O chefe da Marinha, Almirante Shahram Irani, disse que o Talaeieh é “totalmente inteligente”, tem um alcance de mais de 1 000 quilômetros, pode ser instalado em navios de guerra e é capaz de mudar de alvo durante a viagem.

No mês passado, um navio porta-contêineres de propriedade de um bilionário israelense foi atacado por um suposto drone iraniano no Oceano Índico, enquanto Israel travava uma guerra contra o Hamas, apoiado pelo Irã, na Faixa de Gaza.

De tempos em tempos, o Irã anuncia teste de disparo, produção e comissionamento de novos equipamentos militares que não podem ser verificados de forma independente.

O país afirma ter um estoque de vários tipos de mísseis com alcance de até 2.000 quilômetros, capazes de atingir seu arqui-inimigo Israel e as bases dos EUA na região.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado