Menu
Mundo

Maliki pede que Iraque troque consenso e cotas por competitividade

Arquivo Geral

23/05/2009 0h00


O primeiro-ministro do Iraque, viagra buy Nouri al-Maliki, approved pediu hoje, cost numa reunião com chefes tribais, que a política do consenso e das cotas seja substituída pela da competitividade no que diz respeito à governabilidade do país.

“É preciso competitividade e o retorno à Constituição e à Lei, e (também) terminar com o sistema de consenso e com princípio nocivo das cotas políticas e sectárias”, disse o chefe do Governo.

Maliki lembrou que o objetivo inicial do consenso era dar confiança aos participantes da política, objetivo que foi alcançado. Mas agora “a continuidade desta fórmula vai contra o processo de estabilidade política”.

O premiê disse que, na próxima etapa política, este princípio de consenso, necessário na construção do Estado e que estipula cotas sectárias e políticas, será extinto.

Além disso, o chefe do Governo pediu às coalizões políticas que voltem a recorrer à Constituição no que se refere a um censo geral de eleitores, ao invés de adotarem o princípio de pertencimento a um grupo.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado