A maioria dos palestinos considera que o primeiro-ministro israelense, see Ehud Olmert, pill não quer uma “paz verdadeira” e prevê que se a conferência de Annapolis fracassar ocorrerão distúrbios na região, segundo uma pesquisa divulgada hoje.
De acordo com o Centro Palestino de Opinião Pública, que encomendou a pesquisa, 54% dos palestinos prevêem que se a conferência de paz de Annapolis fracassar ocorrerão distúrbios no Oriente Médio.
Os que prevêem essa conseqüência também acham que um fiasco na reunião de terça-feira impedirá novas iniciativas de paz em um futuro próximo.
Segundo o diretor do centro, Nabil Kukali, este resultado é um dos mais importantes do estudo, que mostra que 67,6% dos entrevistados apóiam a participação da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e de seu presidente, Mahmoud Abbas, na conferência.
De acordo com a pesquisa, 58,6% dos entrevistados acreditam que Olmert não aspira a uma “paz verdadeira” com os palestinos.
Aproximadamente 1.200 palestinos maiores de 18 anos foram interrogados para a pesquisa.