Menu
Mundo

Mãe de Navalny denuncia ‘chantagem’ para enterrar o filho ‘secretamente’

A mãe afirmou que os investigadores estabeleceram a causa da morte “e todos os documentos legais e médicos estão prontos”

Redação Jornal de Brasília

22/02/2024 15h35

Foto: reprodução/ EPA

A mãe de Alexei Navalny afirmou, nesta quinta-feira (22), que conseguiu ver o corpo do filho, que morreu na semana passada em uma prisão do Ártico, mas denunciou a “chantagem” para enterrar “secretamente” o homem que era o principal opositor do presidente russo, Vladimir Putin.

“Estão me chantageando (…). Querem que tudo seja feito às escondidas, sem cerimônia, querem me levar para o fundo de um cemitério, perto de uma cova recém-cavada, e me dizer: ‘aqui jaz seu filho’. Não concordo com isso”, disse Liudmila Navalnaya em um vídeo publicado por pessoas próximas.

Navalnaya afirmou ter sido levada ao necrotério e ter visto o corpo do filho. Disse também que se encontra em Salekhard, capital do distrito de Iamalo Netatsia, região do Grande Norte, onde ele morreu detido no dia 16 de fevereiro, segundo as autoridades.

A mãe afirmou que os investigadores estabeleceram a causa da morte “e todos os documentos legais e médicos estão prontos”.

A equipe do opositor falecido indicou que os médicos determinaram que a morte foi por causas naturais.

“Legalmente, eles deveriam ter me devolvido o corpo imediatamente, mas não o fizeram. Em vez disso, estão me chantageando”, criticou Navalnaya.

“Estou gravando este vídeo porque começaram a me ameaçar. Olhando nos meus olhos, dizem que se eu não aceitar um funeral secreto, farão algo com o corpo dele. O investigador me disse abertamente ‘O tempo está contra você, o cadáver se decompõe'”, declarou.

A equipe do principal opositor de Putin acusa o Kremlin de ter ordenado o assassinato e de tentar encobrir seus rastros.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado