Menu
Mundo

Macron quer sediar reunião do G7 em Paris para debater sobre a Groenlândia, afirma Trump

A reunião aconteceria após a cúpula em Davos, anunciada pelo mais cedo também pelo americano, que deve contar com a presença de representantes da Otan

Redação Jornal de Brasília

20/01/2026 8h51

O presidente da França, Emmanuel Macron, durante pronunciamento à nação em que anunciou eleições antecipadas – Ludovic Marin – 9.jun.24/AFP

O presidente dos EUA, Donald Trump, publicou, na madrugada desta terça-feira, 20, uma mensagem privada enviada pelo presidente Emmanuel Macron, onde o francês se oferece para organizar uma cúpula do G7 na quinta-feira, 22, em Paris, para debater a questão da Groenlândia. A informação foi confirmada pela assessoria do presidente francês.

No encontro, estariam presentes ainda ucranianos, dinamarqueses, sírios e russos. A reunião aconteceria após a cúpula em Davos, anunciada pelo mais cedo também pelo americano, que deve contar com a presença de representantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Na mensagem, Macron afirma que “não entende” a atitude de Trump em relação ao território, que o republicano tenta comprar. “Estamos totalmente alinhados sobre a Síria. Podemos fazer grandes coisas em relação ao Irã. Vamos tentar construir grandes coisas”, escreveu o francês.

Macron finaliza a mensagem convidando Trump para um jantar em Paris no mesmo dia, antes do retorno do presidente aos Estados Unidos.

Estadão Conteúdo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado