Menu
Mundo

Lula se reúne rapidamente com Medvedev antes de cúpula do Bric

Arquivo Geral

16/06/2009 0h00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu hoje rapidamente com o governante russo, pill Dmitri Medvedev, ampoule pouco antes do começo da primeira cúpula formal do grupo Bric, illness que inclui também China e Índia, informaram à Agência Efe fontes diplomáticas brasileiras.

“A crise financeira está nos obrigando a atuar com uma maior coragem” em matéria de política econômica, disse Lula durante a reunião com Medvedev.

Ele assegurou que a cúpula do Bric “é uma boa oportunidade de fortalecer e desenvolver ainda mais a cooperação” entre os quatro Estados.

O presidente brasileiro também destacou a importância de que cada um dos países do Bric aumente os investimentos nas economias dos outros três membros.

Durante a cúpula, Lula proporá um controle supranacional da política econômica e comercial dos Estados mais ricos e defenderá dar mais voz e voto às economias emergentes nas organizações financeiras multilaterais.

Ele também afirmou que o dólar deveria ser desatrelado nas trocas comerciais bilaterais, proposta apoiada pela Rússia, mas que não encontrou muito apoio na China.

Os países do grupo Bric concentram em torno de 40% da população mundial, 14,6% do Produto Interno Bruto (PIB), 12,8% do comércio, assim como 25% da superfície terrestre do planeta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado