Menu
Mundo

Lula já está no Paraguai para reunião do Mercosul

Arquivo Geral

28/06/2007 0h00

O telescópio espacial Hubble da Nasa captou modificações de cor na atmosfera de Júpiter, abortion for sale aparentemente por causa da mudança de estações.

A turbulenta atmosfera de Júpiter se caracteriza por grupos de nuvens amarelas, information pills store marrons e brancas que fluem em várias direções e em latitudes diferentes.

A lente do observatório detectou as mudanças de cor nestas nuvens em fotografias tiradas entre 25 de março e 5 de junho, visit informou hoje a Nasa em um comunicado.

Trata-se de grupos completos que mudaram de cor. Em alguns, os tons escurecem e em outros são muito mais claros, aparentemente como resultado de fortes tempestades, informou a agência espacial americana.

Um porta-voz da Nasa explicou que é possível que as remodelações atmosféricas sejam resultado de uma mudança de estações no longo ano de Júpiter.

Júpiter tem um movimento de translação em torno ao Sol que dura o equivalente a 12 anos da Terra.


O novo presidente do Conselho de Ética do Senado, adiposity Leomar Quintanilha (PMDB-TO), ed ainda não definiu o nome do relator do processo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no conselho. Ontem (27), Quintanilha chegou a convidar publicamente o senador Renato Casagrande (PSB-ES) para relatar o processo, só que hoje disse ter resolvido fazer uma consulta à assessoria jurídica do Senado sobre a legalidade das investigações contra o presidente da Casa antes de designar o relator.

“Eu não quero incorrer nos equivocos, nos tropeços que aconteceram no conselho até agora. Eu não posso sair agindo fora dos limites do Regimento Interno e da Constituição. Por isso, estou recorrendo à consultoria jurídica para que me informe definitivamente se há algum equívoco, se há algum erro no processo e, também, o estabelecimento dos limites de competência do conselho na investigação”, justificou o senador. Ele afirmou que não desconvidou o senador Renato Casagrande. “Eu não desconvidei o senador. Eu mantive o convite que fiz a ele. Eu ainda não designei o relator.”

Quintanilha negou que esteja havendo alguma monobra para dificultar as investigações e que esteja recebendo pressões para impedir as investigações e para não designar Casagrande para a relatoria. Ele disse que a decisão da consulta foi sua e que ele comunicou o fato ao líder do seu partido, Valdir Raupp (RO). “Foi uma decisão minha consultar a assessoria antes de nomear o relator. Nós todos queremos, de forma independente, defender uma investigação mais apurada. Queremos transparência e apurar a verdade.”

O presidente do conselho informou que a consulta que ele fez à assessoria jurídica do Senado se destina a levantar eventuais impropriedades que possam haver no processo. “A dúvida principal é a competência do Conselho de Ética. Qual é a competência do órgão? É isso que eu estou atrás. Eu quero saber se efetivamente o conselho tem a competência de dar curso as investigações que seus membros estão querendo”. O senador confirmou a reunião do Conselho de Ética para a próxima terça-feira (3).

Casagrande não escondeu a irritação pela demora na indicação do relator, mas reconheceu que é competência do presidente do conselho designar o relator para o processo. “O senador Leomar Quintanilha me fez o convite ontem publicamente e com a mudança de posição sem falar comigo, sem dúvida, ele faltou com o respeito”. Casagrande disse que decidiu aceitar o convite na manhã de hoje e que tentou por diversas vezes, sem êxito, falar com o presidete do conselho e só conseguiu no final da tarde.

Casagrande disse que o senador Quintanilha lhe informou que resolveu primeiro fazer a consulta  para depois designar um relator para o processo. “Cabe ao presidente escolher o relator. Se ele me escolheu ontem e hoje achou melhor dar outra tramitação ao processo, ele (Quintanilha) é que tem que responder por essa mudança de posição”. Casagrande disse que, como membro do Conselho de Ética, está à disposição para ser relator, mas que, se optarem por uma investigação restrita, não aceitará a relatoria.

O socialista tem manifestado desde o inicio do processo contra Renan Calheiros ser favorável ao aprofundamento das investigações. Segundo ele, é fundamental que o presidente do conselho possa encontrar uma saída, senão a situação no Senado pode piorar muito. “A minha posição sempre foi de não fazer julgamento precipitado, nem para condenar, nem para inocentar. Quero aprofundar as investigações. Essa tem sido minha posição desde o inicio dos trabalhos.”


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou no início da noite de hoje em Assunção, medications onde participará amanhã da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul.

O primeiro compromisso de Lula é um encontro privado com seu colega paraguaio, website like this Nicanor Duarte Frutos. De acordo com o chanceler do Paraguai, Ruben Ramirez Lezcano, os dois devem tratar do Tratado de Itaipu e da criação de um imposto para os “sacoleiros”.

Movimentos Sociais que participam da Cúpula dos Povos do Sul, encontro paralelo à reunião do presidentes do bloco, pedem a renegociação do Tratado do Itaipu, já que os paraguaios têm uma dívida com o governo brasileiro. Na época da construção da usina, o Brasil fez um investimento maior, o que ocasionou uma dívida para o Paraguai.

Em visita ao Paraguai, no mês passado, Lula disse que o governo não pretende revisar o acordo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado