Menu
Mundo

Lula e Raúl Castro se reúnem em Havana

Arquivo Geral

01/06/2011 0h25

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta terça-feira com o presidente de Cuba, Raúl Castro, em Havana, onde permanecerá na ilha até quinta-feira, informou a televisão estatal.

Durante a reunião, Castro e Lula reconheceram a excelente relação bilateral, conversaram sobre diversos temas internacionais e apresentaram fotos do encontro que vários assessores de Lula, e o embaixador do Brasil em Havana, José Martins, participaram.

Os ministros cubanos das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, e do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca, estiveram presentes no encontro.

O informativo também destacou que a visita de Lula à Cuba “contribui para o fortalecimento dos excelentes vínculos” entre ambos os países que mantêm cooperação nas áreas econômica e comercial, saúde e capacitação, entre outras.

Esta é a primeira viagem de Lula à ilha desde que concluiu seu mandato, durante o qual visitou em quatro ocasiões.

Embora não esteja confirmado, não se descarta que durante sua estadia Lula seja recebido pelo ex-presidente Fidel Castro, afastado do poder desde 2006 por uma grave doença.

Brasil e Cuba estreitaram as relações políticas e comerciais nos últimos anos e o maior país da América Latina tem amplos programas de cooperação e financiamento para obras de infraestrutura na ilha.

Lula chegou em Havana procedente das Bahamas, onde estava previsto nesta terça-feira oferecer uma conferência sobre economia para o grupo mexicano Salinas. Na sexta-feira, viajará à Venezuela para se reunir com o presidente Hugo Chávez

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado