Menu
Mundo

Lula e Erdogan discutem Gaza e COP30 em conversa telefônica

Os líderes abordaram a crise humanitária em Gaza, esforços de paz, a cooperação para conferências climáticas e ampliar o comércio bilateral

Redação Jornal de Brasília

21/01/2026 16h54

lula (7)

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve uma conversa telefônica na manhã desta quarta-feira (21) com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. De acordo com nota do Palácio do Planalto, os líderes trocaram impressões sobre a situação na Faixa de Gaza e os esforços internacionais em favor da paz na região.

Lula e Erdogan foram convidados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para integrar o chamado Conselho da Paz. O grupo supervisionará um comitê responsável pela reconstrução de Gaza, enclave palestino devastado pelas ações militares de Israel nos últimos anos, resultando em mais de 68 mil mortes.

Durante o diálogo, Erdogan parabenizou Lula pelas presidências do G20, que reúne as 19 maiores economias do mundo e a União Europeia, e da COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em novembro do ano passado em Belém. O presidente turco expressou interesse em contar com a experiência brasileira para a organização da COP31, prevista para novembro na Turquia, em parceria com a Austrália.

Os líderes também discutiram a agenda bilateral e a necessidade de ampliar e diversificar o comércio entre Brasil e Turquia, que atingiu US$ 5,5 bilhões em 2025. Eles concordaram em promover reuniões entre os setores privados dos dois países para fortalecer as relações econômicas.

Nas últimas semanas, Lula tem mantido contatos com outros importantes líderes internacionais, incluindo Vladimir Putin, da Rússia; Pedro Sánchez, da Espanha; Mark Carney, do Canadá; Gustavo Petro, da Colômbia; e Claudia Sheinbaum, do México. As informações foram retiradas da Agência Brasil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado