Lula aterrissou, depois de sair da Guatemala, no aeroporto Juan Santamaría, nos arredores de San José, onde foi recebido pelo vice-chanceler, Édgar Ugalde, e imediatamente foi levado a seu hotel. O presidente não participará de atos públicos hoje.
Ao descer do avião, o presidente deu rápidas declarações de saudação amistosa à Costa Rica e disse que com a visita, de 24 horas, espera “estreitar a relação” entre ambas as nações.
Amanhã Lula receberá as boas-vindas com honras em San José e se reunirá com o presidente costarriquenho, Óscar Arias.
A visita de Lula acontece em resposta à feita por Arias no ano passado ao Brasil.
O ministro da Presidência costarriquenho, Rodrigo Arias, antecipou dias atrás que a Costa Rica está especialmente interessada em aprender com a experiência brasileira em biocombustíveis.
Segundo ele, o presidente costarriquenho tem interesse em conhecer em primeira mão a leitura que o Brasil faz da crise atual.
Lula fez essa semana uma breve viagem por vários países centro-americanos, que começou no domingo em El Salvador, onde na segunda-feira participou da posse do presidente Mauricio Funes.
Entre segunda e hoje, antes de ir para Costa Rica, o presidente visitou a Guatemala, onde se reuniu com Álvaro Colom.
Após a reunião formal de amanhã, Arias oferecerá um almoço a Lula e o presidente brasileiro voltará ao Brasil ainda pela tarde. EFE