Menu
Mundo

Lula chama conflito no Oriente Médio de ‘guerra da insensatez’

O presidente defendeu negociações para resolver o impasse nuclear com o Irã, sem necessidade de violência.

Redação Jornal de Brasília

21/04/2026 10h02

Foto: Agência Brasil

Ao comentar a possibilidade de retomada de hostilidades no Oriente Médio, em meio à demora na segunda rodada de negociações entre Estados Unidos e Irã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva qualificou o conflito na região como ‘guerra da insensatez’.

Em conversa com jornalistas durante viagem à Alemanha, Lula afirmou que a situação não precisaria ter escalado. ‘Acho que os americanos são reconhecidamente um país muito forte. Não precisam ficar demonstrando força todo dia. Muitas coisas poderiam ser resolvidas sem nenhuma morte, sem nenhuma bomba, sentados à mesa de negociação’, declarou.

O presidente lembrou de um acordo de 2010 entre Brasil, Turquia e Irã sobre o programa nuclear iraniano, que não foi aceito pelos Estados Unidos nem pela União Europeia. ‘Na verdade, eles estão pagando o preço da insensatez com um acordo que resolvia o problema’, disse Lula, criticando a repetição das discussões atuais.

Lula alertou que os custos dessa insensatez recaem sobre a população, especialmente no preço de alimentos e combustível. ‘Quem vai pagar o preço disso é a pessoa que vai comprar carne, feijão, arroz. É o caminhoneiro que trabalha que vai pagar mais caro pelo combustível’, completou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado