O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, retomou hoje suas tarefas oficiais após se recuperar de uma trombose derivada de um tratamento oncológico, que o obrigou a ser internado no fim de semana passado, em São Paulo.
Assim que retornou a Assunção, na tarde desta quarta-feira, Lugo, de 59 anos, lanchou com seus ministros e hoje bem cedo, às 05h30 hora local (05h30 horário de Brasília) foi para a sede do Governo onde recebeu seus principais colaboradores.
O ministro de Obras Públicas e Comunicações, Efraín Alegre, falou com Lugo sobre as gestões com as autoridades de Buenos Aires sobre a abertura de um canal na província argentina de Formosa para desviar ao país vizinho as águas do rio Pilcomayo.
“O presidente tem interesse em visitar o lugar, vamos pôr uma data, vamos avaliar a situação do Pilcomayo”, afirmou Alegre.
Lugo também recebeu seu chefe de Gabinete, Miguel López Perito, que reiterou aos jornalistas que “o presidente está bem, está trabalhando normalmente”.
López Perito desprezou “as opiniões políticas que contradizem abertamente” os médicos, que asseguram que o chefe de Estado está capacitado para governar até completar seu mandato de cinco anos, em agosto de 2013. “Se não houver motivo real, não abandonará o cargo”.
O chefe de Gabinete fez referência ao vice-presidente do país, Federico Franco, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), com quem mantém diferenças metodológicas.
Lugo, que sofre de um câncer linfático, superou mediante medicação e sem necessidade de cirurgia os trombos que obstruíam a veia cava superior e que obrigaram sua transferência com urgência, no sábado passado, para o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.