Menu
Mundo

Londrinos se organizam em redes sociais para limpar ruas atacadas

Arquivo Geral

09/08/2011 13h25

Milhares de londrinos começaram a se organizar através das redes sociais para limpar por sua conta as ruas devastadas pela onda de violência e melhorar a imagem de uma das principais capitais europeias.

Enquanto as autoridades locais advertem que o melhor que as pessoas podem fazer é ficar em casa, milhares de cidadãos se uniram pelo Twitter e Facebook para prestar solidariedade aos vizinhos que viram suas casas e lojas destruídas.

Uma das primeiras ações, coordenada através de um grupo no Facebook com mais de 10 mil seguidores, foi uma brigada de limpeza formada por dezenas de pessoas que, com vassouras na mão, se reuniram em Clapham Junction, uma das áreas mais afetadas pelos distúrbios desta segunda-feira (8), para colocar o lugar em ordem.

Aqueles que se opõem aos atos de vandalismo na capital britânica utilizam as mesmas armas para se organizar que os jovens rebelados: posts no Twitter e a mensagem móvel do BlackBerry Messenger (BBM), cujos textos cifrados são mais difíceis de rastrear pela Polícia.

Apesar dos incidentes aparentarem ter superado a ação da polícia nas últimas três noites em Londres, a maioria das mensagens nas redes sociais estimulam os agentes a seguirem fazendo seu trabalho, enquanto os cidadãos organizam suas próprias iniciativas.

Nessa linha, muitos blogueiros começaram a divulgar imagens dos suspeitos de causar distúrbios publicadas pela Polícia londrina em seu site.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado