Menu
Mundo

Londres enviará veículos lança-mísseis antiaéreos à Ucrânia

Até agora, o Reino Unido forneceu à Ucrânia 5.000 mísseis antitanque, cinco sistemas de mísseis antiaéreos com mais de 100 mísseis e 4,5 toneladas de explosivos.

Redação Jornal de Brasília

25/04/2022 14h00

Secretário de Defesa Ben Wallace. Foto: AFP

O Reino Unido enviará para a Ucrânia um “pequeno número” de tanques lança-mísseis antiaéreos Stormer, anunciou, nesta segunda-feira (25), o secretário de Defesa britânico, Ben Wallace. 

Em uma intervenção no Parlamento, Wallace assegurou que os mísseis antiaéreos Starstreak prometidos à Ucrânia foram “enviados e utilizados há três semanas para se defender e defender seu território”. 

Também “posso anunciar à Câmara que daremos um pequeno número de veículos blindados equipados com lançadores para estes mísseis anti-aéreos”, precisou o ministro aos deputados. 

“Estes veículos Stormer dotarão as forças ucranianas de capacidades antiaéreas diurnas e noturnas de curto alcance”, destacou. 

Wallace também disse que o Reino Unido estima em “cerca de 15.000 os soldados russos que foram mortos durante a ofensiva” na Ucrânia. 

Até agora, o Reino Unido forneceu à Ucrânia 5.000 mísseis antitanque, cinco sistemas de mísseis antiaéreos com mais de 100 mísseis e 4,5 toneladas de explosivos. 

A isto se somaram recentemente equipamentos militares no valor de 100 milhões de libras (127 milhões de dólares), 120 veículos blindados, enumerou o ministro. 

O chefe do Pentágono, Lloyd Austin, disse na segunda (25) que a Ucrânia pode, caso tenha o “equipamento adequado, ganhar” a guerra contra a Rússia. 

AFP

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado