Menu
Mundo

Liga Árabe lamenta <i>mudança de postura</i> dos EUA sobre O.Médio

Arquivo Geral

12/11/2009 0h00

Os 22 países-membros da Liga Árabe qualificaram hoje de “barreira grave” para uma paz justa e duradoura o que chamaram de mudança de postura dos Estados Unidos sobre as colônias judaicas na Cisjordânia.

Os chanceleres da Liga se reuniram hoje no Cairo para responder às palavras da secretária de Estado Hillary Clinton, que no último dia 31 disse, no Oriente Médio, que o congelamento dos assentamentos judaicos não deve ser uma condição prévia para o diálogo entre palestinos e israelenses.

A reunião no Egito se manteve apesar de a Casa Branca ter assegurado mais tarde que não tinha mudado de postura e que ainda acreditava que os assentamentos judaicos nos territórios ocupados deveriam ser paralisados.

No comunicado final da reunião, os Estados árabes reiteraram a defesa de uma solução de dois Estados – um palestino e outro israelense – e pediram a paralisação total das colônias nos territórios ocupados.

Além disso, rejeitaram “uma solução temporária de um Estado palestino com fronteiras temporárias”.

Nesse sentido, exigiram que o reatamento das negociações entre palestinos e israelenses siga o cumprimento por parte de Israel de seus compromissos legais, que inclui a suspensão total dos assentamentos.

A Liga Árabe recomendou ainda a solicitação ao Conselho de Segurança da ONU para que examine a possibilidade de uma solução ao conflito do Oriente Médio, com um calendário fixo que contemple a criação de um Estado palestino de acordo com as fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias de 1967.

Pediram também o fim do bloqueio israelense sobre a Faixa de Gaza e que continuem os esforços para conseguir a reconciliação interpalestina.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado