Os líderes ibero-americanos reunidos em Assunção aprovaram neste sábado uma declaração para proteger os setores mais vulneráveis durante a crise, impulsionando políticas que resguardem o investimento social.
Ao fim da reunião na capital do Paraguai, uma das menos movimentadas da história da Cúpula Ibero-Americana, os líderes defenderam implantar “políticas, programas e ações com o objetivo de proteger a sociedade em seu conjunto”, e em particular os mais vulneráveis.
As medidas “devem ser orientadas a sustentar a capacidade de crescimento do setor produtivo e do emprego”, melhorar a competitividade “com inclusão social” e resguardar o investimento social “fortalecendo as redes de proteção e evitando que os custos sociais conjunturais signifiquem atrasos para determinados setores na estrutura social”.
Em geral, a declaração marca o compromisso dos líderes ibero-americanos por um Estado transparente e bem administrado, e enfatiza o “papel do Estado na erradicação da pobreza e na redução da desigualdade, através de um investimento social sustentado”.
Para isso, os líderes se comprometeram a promover mudanças progressivas para consolidar um “sistema de arrecadação mais eficiente, eficaz e transparente”, que “resulte em uma redistribuição equitativa da renda”.