Menu
Mundo

Líderes hispânicos pedem compromisso do Partido Democrata

Arquivo Geral

28/08/2008 0h00

Líderes hispânicos pediram hoje aos delegados democratas em Denver que se posicionem sobre os temas que mais preocupam atualmente a comunidade latina, site como a imigração, a educação e a saúde.


Estes temas, junto com os direitos civis, a economia, e a responsabilidade governamental, fazem parte de um relatório que a Agenda Nacional da Liderança Hispânica (NHLA, na sigla em inglês) apresentará tanto na Convenção Democrata como na republicana para buscar o compromisso de seus respectivos líderes.


John Trasviña, o presidente desta coalizão que reúne 26 organizações hispânicas do país, disse à Agência Efe que, em uma primeira leitura, o documento foi “recebido positivamente pela maioria dos delegados democratas”.


O presidente da NHLA destacou que sua missão nas duas convenções será de “informar aos delegados e aos líderes dos dois partidos as inquietações da comunidade hispânica, já que o caminho à Casa Branca tanto para o senador Barack Obama como para o senador John McCain passa pelo voto latino”.


“Independentemente de quem for eleito, o novo presidente dos Estados Unidos terá a responsabilidade junto com o Congresso de obter avanços para a comunidade hispânica”, afirmou.


Trasviña lembrou ainda que a coalizão “não apóia publicamente nenhum candidato, mas quer que os partidos e os próprios candidatos mostrem seu compromisso com as prioridades da comunidade latina”.


Ao longo de seis grandes temas, o relatório reflete, segundo o presidente da NHLA, “as necessidades e as aspirações dos latinos nos EUA”, que atualmente representam 15% da população do país.


A imigração aparece como um dos temas mais urgentes para este grupo, já que 37% dos cerca de 50 milhões de hispânicos nos EUA são nascidos fora do país.


A coalizão espera que os novos órgãos de Governo iniciem uma reforma imigratória, e que estabeleçam leis e políticas de respeito aos direitos humanos e civis.


“O voto latino está sendo intensamente procurado pelos dois partidos, em razão da decisiva margem de eleitores hispânicos em diversos estados importantes nas presidenciais de novembro”, disse Trasviña.


Redigido a cada quatro anos antes das presidenciais dos EUA, o documento expõe pela primeira vez a posição deste conjunto de organizações sobre as guerras do Iraque e Afeganistão.


“Um grande número de hispânicos, cidadãos americanos ou não, perdeu a vida ou voltou ferido destas guerras, por isso a NHLA pede o fim destes conflitos da maneira que seja melhor para os interesses do país e da nossa comunidade”, afirmou.


Nesta mesma linha, Michelle Obama, esposa do candidato democrata, Barack Obama, lembrou hoje em uma conferência com representantes hispânicos que “a comunidade latina é crucial nestas eleições”.


A esposa do senador de Illinois assegurou ainda que o Partido Democrata precisa do voto hispânico.


Michelle Obama ressaltou como o Partido Democrata está devolvendo a esperança a muitos americanos que pela primeira vez em suas vidas poderão votar.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado