Menu
Mundo

Líderes da União Européia iniciam cúpula destinada à crise econômica

Arquivo Geral

19/03/2009 0h00

Os chefes de Estado e Governo da União Europeia (UE) começaram uma cúpula de dois dias, erectile na qual discutirão a aplicação das medidas contra a grave crise econômica e sua repercussão no emprego.


Este Conselho Europeu tentará também definir uma postura comum diante da cúpula do Grupo dos Vinte (G20, os países ricos e os principais emergentes), em Londres, na qual a UE defende a prioridade de uma reforma das normas que regulam o sistema financeiro internacional.


A cúpula começou com um debate com o presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pöttering, e continuará depois com outro sobre a ratificação do Tratado de Lisboa, pendente apenas da Irlanda e da República Tcheca.


Depois, começará a discussão econômica, que ocupará a maior parte do dia, e que se concentrará em repassar a aplicação das medidas aprovadas em dezembro.


Os 27 países-membros da UE tentarão entrar em acordo sobre os projetos prioritários, financiados com 5 bilhões de euros, do plano de reativação aprovado em dezembro.


A cúpula será retomada amanhã com a aprovação da associação do leste com seis países da Europa Oriental e do Cáucaso, e as conclusões.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado