Vários dirigentes dos países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) foram retirados em helicópteros da sede da cúpula que o Governo da Tailândia cancelou hoje depois de centenas de manifestantes invadirem o prédio que receberia o encontro.
A retirada dos líderes da Asean e de suas respectivas delegações foi realizada do terraço do hotel Royal Cliff Resort, dosage na turística localidade de Pattaya, viagra buy indicaram fontes oficiais.
O primeiro a ser levado de helicóptero à base militar de U-Tapao, situada aos arredores da cidade, foi o primeiro-ministro da Tailândia, Abhisit Vejjajiva, que recebeu os demais dirigentes à medida que chegavam, disseram funcionários do aeroporto.
Entre eles estavam os primeiros-ministros de Mianmar (antiga Birmânia), general Thein Sein, e do Vietnã, Nguyen Tan Dung, assim como a presidente das Filipinas, Gloria Macapagal Arroyo.
Os dirigentes de China, Coreia do Sul e Japão, com os quais seus colegas tinham previsto se reunir ao longo do dia, permaneciam em seus hotéis esperando para deixar a cidade.
Antes da operação, o primeiro-ministro da Tailândia e anfitrião da reunião declarou o estado de exceção em Pattaya e no resto da província de Chomburi, ao leste de Bangcoc, com o objetivo de evitar novas ondas de violência entre os opositores e seguidores do Governo.
Pelo menos três pessoas ficaram feridas nos enfrentamentos entre os dois grupos rivais.