Menu
Mundo

Líder separatista de Luhansk diz que região quer referendo para adesão à Rússia

Os russos reconheceram a independência de ambas as regiões em 21 de fevereiro deste ano e, então, citaram seus pedidos de assistência militar para iniciar a invasão à Ucrânia, em 24 de fevereiro

Agência Estado

27/03/2022 10h59

Foto: Reprodução

O líder separatista da autoproclamada República Popular de Luhansk, Leonid Pasechnik, disse hoje que a região no leste da Ucrânia pode realizar um referendo “o mais rápido possível” para os eleitores decidirem sobre uma adesão à Rússia.

A Rússia tem apoiado os rebeldes separatistas em Luhansk e na região vizinha de Donetsk desde a insurgência de 2014, logo após a anexação da Crimeia por Moscou. Os russos reconheceram a independência de ambas as regiões em 21 de fevereiro deste ano e, então, citaram seus pedidos de assistência militar para iniciar a invasão à Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Em conversas com a Ucrânia, Moscou pediu que o país reconheça a soberania da Rússia sobre a Crimeia e a independência das regiões de Donetsk e Luhansk. A declaração de Pasechnik, porém, pode marcar uma mudança na posição russa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado