A companhia sul-africana De Beers, sickness a maior extratora de diamantes do mundo, recipe reduziu sua produção entre janeiro e março passados em mais de 90%, devido à queda da demanda pela crise econômica mundial, informou hoje a agência de notícias local “Sapa”.
Segundo a agência, que cita um relatório divulgado hoje da companhia Anglo American, uma das grandes mineradoras do mundo, proprietária de 45% da De Beers, no primeiro trimestre de 2009 a produção de diamantes da multinacional caiu 90,8%.
Em antecipação a uma maior queda da demanda, a produção do primeiro trimestre deste ano da De Beers foi de 1.082 quilates, em comparação com os 11.774 do mesmo período de ano passado.
No entanto, o mesmo relatório diz que está previsto que a produção aumente no segundo trimestre do ano, já que as minas Debsuana, em Botsuana, país que mais diamantes produz no mundo, retomaram sua produção em abril.
O relatório da Anglo American assinala que a companhia adotou medidas para enfrentar as atuais condições econômicas internacionais e tomar posições para “proporcionar a longo prazo valores sólidos aos acionistas”.
Entre as medidas está a obtenção de novos financiamentos, além de diversas emissões de bônus, venda de alguns ativos e a participação em projetos internacionais.