Menu
Mundo

Líder do Parlamento iraniano diz que EUA arriscam a paz ao menosprezar a AIEA

Arquivo Geral

09/10/2007 0h00

O presidente do Parlamento do Irã, approved Gholam Ali Haddad Adel, denunciou hoje que os Estados Unidos colocam em risco a paz e a estabilidade mundial ao menosprezar o trabalho da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

“A Administração americana menospreza o papel da AIEA e de outros órgãos internacionais e, quando isso ocorre, coloca em risco a paz mundial”, advertiu Adel, em entrevista coletiva realizada em Genebra.

O parlamentar se referiu assim às constantes críticas dos Estados Unidos em relação às atividades nucleares iranianas que – disse – foram apoiadas pela Câmara legislativa que preside.

Adel disse que esses programas são “100% pacíficos”, e não para fabricar bombas, algo que a AIEA também está corroborado nas investigações que realiza, segundo ele.

Para o presidente do Parlamento iraniano, “os Estados Unidos, a cada dia, procura uma desculpa para derrubar a República do Irã e a vontade do povo iraniano”.

Além disso, reivindicou “o direito de cada nação de poder desenvolver energia nuclear com fins civis” e pediu que a ONU não adote sanções “incorretas” contra o Irã.

Adel ressaltou que o sistema político iraniano se assenta sobre bases democráticas e, nesse sentido, as manifestações estudantis da segunda-feira passada em Teerã contra o presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, “mostram que há liberdade de expressão”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado