Um dos líderes do Hamas na Cisjordânia morreu sob custódia de Israel, disseram as autoridades palestinas e o movimento islamista nesta sexta-feira (26).
Mustafa Muhammad Abu Ara, de 63 anos, faleceu depois de ser enviado de uma prisão no sul de Israel ao hospital, segundo um comunicado conjunto da Autoridade Palestina e a organização Clube de Prisioneiros Palestinos.
“Choramos a morte do líder e prisioneiro Sheik Mustafa Muhammad Abu Ara e responsabilizamos a ocupação de seu assassinato por negligência médica deliberada”, disse o Hamas em um comunicado.
Abu Ara foi preso em outubro e sofria de graves problemas de saúde, aponta o comunicado da Autoridade Palestina e dessa ONG ligada aos direitos dos presos.
Durante sua prisão foi submetido à tortura e à inanição, acrescentou.
O Exército de Israel não respondeu aos contatos da AFP.
As autoridades palestinas acusaram este mês Israel de travar uma “guerra de vingança” abusiva contra os presos palestinos desde o início do conflito contra o Hamas na Faixa de Gaza.
O Exército israelense rechaçou “completamente as alegações referentes ao abuso sistemático de presos”.
bur-mca/fox/dbh/arm/dd
© Agence France-Presse