Montaser al-Zaidi, o jornalista iraquiano que lançou seus sapatos no ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush em dezembro de 2008, saiu hoje em liberdade após passar 9 meses na prisão, informou o canal de televisão Al Bagdadia.
Al-Zaidi trabalhava para essa rede quando, durante uma entrevista coletiva de Bush e do primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, lançou seus sapatos no então presidente dos Estados Unidos enquanto lhe dizia: “este é teu beijo de despedida, cachorro”.
Segundo um de seus irmãos, al-Zaidi, xiita de 28 anos, será trasladado a um país árabe, que não se divulgou, para receber tratamento médico pelas torturas recebidas na prisão.
O jornalista foi sentenciado a três anos de prisão por insultar ao “presidente de um país estrangeiro”, embora o tribunal de apelação reduzisse a sentença para só um ano.
A Justiça considerou como atenuantes as circunstâncias nas quais aconteceu o incidente e o estado psicológico do jornalista quando cometeu o ato, que, segundo ele, se deveu à ocupação americana do Iraque.
Muitos de seus compatriotas lhe consideram um herói, da mesma forma que muitos cidadãos dos países árabes.