Menu
Mundo

LG Display e Philips recebem folha de acusações da UE por painéis LCD

Arquivo Geral

13/07/2009 0h00

As empresas LG Display e Philips receberam uma folha de acusações da Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia), seek devido à possível formação de cartel no fornecimento de painéis LCD para monitores planos, viagra segundo anúncio feito hoje.

A Philips divulgou que recebeu o documento em 28 de maio e “só como antigo acionista” da LG Display, disse à Agência Efe um porta-voz da multinacional holandesa.

Acrescentou que, em 11 de março, concluiu o processo de venda de sua participação, por isso não faz mais parte do conjunto de acionistas dessa companhia.

O porta-voz ressaltou que a folha de acusações da Comissão “não alega que a Philips estivesse diretamente envolvida” na suposta infração às normas antimonopólio.

A Philips divulgou hoje a recepção da folha de acusações no relatório sobre seus resultados financeiros trimestrais e, pouco depois, a Comissão Europeia confirmou o envio do documento a várias companhias, mas sem precisar quais.

O comunicado de Philips afirma que o documento comunitário indica que a companhia seria “responsável” conjuntamente pela conduta anticompetitiva da LG Display, mas a empresa holandesa se oporá “firmemente a essa alegação”.

Os painéis LCD são o principal componente dos monitores planos usados em uma grande quantidade de produtos eletrônicos, como televisões, computadores, videogames, câmeras digitais, tocadores de MP3 ou telefones celulares.

As folhas de acusações são um passo formal nas investigações antimonopólio da Comissão, e não implica a culpabilidade das companhias às quais se dirige.

Após receberem o documento, as empresas têm um prazo para apresentar por escrito alegações de defesa. As companhias também podem solicitar uma audiência oral.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado