Menu
Mundo

Lavrov exige que acordo de desarmamento deve levar em conta planos dos EUA

Arquivo Geral

20/05/2009 0h00

O ministro de Assuntos Exteriores russo, rx Serguei Lavrov, afirmou hoje que o novo acordo de desarmamento negociado por Rússia e Estados Unidos deve levar em conta todos os planos norte-americanos de desenvolvimento de sistemas de mísseis estratégicos.


Lavrov disse que o novo acordo de redução de arsenais nucleares que substituirá o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start, em inglês), que expira em 5 de dezembro, deve ser baseado no princípio de “igual segurança” para ambas as partes.


Segundo o chanceler russo, este objetivo não poderá ser atingido sem levar em conta o escudo antimísseis dos EUA, a possibilidade de utilizar armamento no espaço e os planos de desenvolver cargas não nucleares para os mísseis balísticos intercontinentais.


O ministro assinalou que todos estes fatores deverão ser levados em conta nas negociações que especialistas russos e americanos realizam hoje pelo segundo dia consecutivo em Moscou para apresentar suas propostas sobre o futuro acordo, segundo a agência “Interfax”.


As negociações de desarmamento são um elemento-chave da intenção do presidente americano, Barack Obama, de “reiniciar” as tensas relações entre Rússia e EUA e fortalecer a segurança global e o controle dos armamentos.


O Governo russo sustenta que deve ficar excluída toda possibilidade de implantação de armas ofensivas estratégicas fora dos territórios nacionais. Com isso, o polêmico escudo antimísseis americano não poderia ser instalado na Europa do Leste.


Obama parou temporariamente com esse plano, impulsionado pela anterior Administração apesar dos protestos da Rússia, a fim de revisar sua viabilidade e custos.


O diplomata expressou a esperança de que Obama e o presidente russo, Dmitri Medvedev, quando se reunirem em julho em Moscou, aprovem as propostas e decisões estipuladas para então nas negociações de desarmamento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado