Menu
Mundo

Kirchner apoiará mediação de Correa entre Colômbia e Venezuela

Arquivo Geral

22/07/2010 21h41

O secretário-geral da União de Nações Sul-americanas (Unasul), Néstor Kirchner, apoiará o trabalho de mediação entre Venezuela e Colômbia que, segundo a agência oficial argentina “Télam”, será iniciado pelo presidente equatoriano, Rafael Correa.

Segundo a “Télam”, o ex-presidente da Argentina manteve “comunicações permanentes com os líderes da região, frente à preocupação crescente diante da tensão” entre Venezuela e Colômbia.

A agência argentina aponta que Kirchner “colaborará na mediação liderada pelo presidente do Equador, Rafael Correa, para superar a crise entre os Governos da Colômbia e Venezuela”.

De acordo com a mesma fonte, além de falar com Correa, atual ocupante da Presidência temporária da Unasul, Kirchner também entrou em contato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia. Com os três, concordou em “fazer todos os esforços possíveis para superar a crise”.

O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, declarou hoje que a Venezuela pedirá “uma reunião imediata do conselho de chanceleres” da Unasul para denunciar nessa instância as “agressões” da Colômbia.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou hoje o rompimento das relações com a Colômbia por considerar como uma “ofensa” as denúncias colombianas na Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a presença de guerrilheiros em território venezuelano.

“A Venezuela rompe a partir deste momento todas as relações com a Colômbia (…). Vêm aí dias muito perigosos e ordenei alerta máximo na fronteira”, declarou Chávez.

O embaixador da Colômbia na OEA, Luis Alfonso Hoyos, afirmou que há uma presença “consolidada”, “ativa” e “crescente” de guerrilheiros na Venezuela.

Hoyos pediu à OEA para que crie uma comissão internacional que verifique no local e em 30 dias a presença das guerrilhas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado