Menu
Mundo

Khamenei diz que EUA e R.Unido não frearão desenvolvimento nuclear do Irã

Arquivo Geral

06/12/2009 0h00

O líder supremo da revolução iraniana, o aiatolá Ali Khamenei, disse hoje que os Estados Unidos e o Reino Unido são os dois principais inimigos do Irã e afirmou que nenhum dos dois países poderão deter o progresso nuclear da República Islâmica.


A máxima autoridade iraniana reiterou que o desenvolvimento da energia atômica é um direito inalienável e um objetivo nacional ao qual o regime dos aiatolás não vai renunciar.


Khamenei acusou Washington e Londres de conspirarem para confundir a opinião pública sobre a natureza do programa nuclear do Irã, que, segundo suas palavras, é puramente pacífico.


“Durante os passados 30 anos tentaram isolar este país através de suas conspirações. No entanto, fracassaram, e, com a ajuda de Deus, fracassarão durante os anos vindouros”, disse.


“A nação iraniana se esforçará hoje ao máximo para alcançar o conhecimento da energia nuclear, conseguir nos próximos 20 ou 30 anos que os filhos do Irã e as futuras gerações não tenham que suplicar por ela”, afirmou.


Khamenei disse, ainda, que “os ocidentais, através de seus meios de comunicação afines e de falsas denúncias, tentam evitar que alcancemos este objetivo nacional”.


“As potências hegemônicas globais empregam todo tipo de ferramentas de propaganda política para evitar que a nação iraniana consiga seu direito inalienável à energia nuclear”, opinou Khamenei, citado pela televisão estatal do país.



 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado