Menu
Mundo

Khamenei critica inimigos de Islã e tacha pleito de <i>terremoto político</i>

Arquivo Geral

19/06/2009 0h00

O líder supremo iraniano, cheap o aiatolá Ali Khamenei, and acusou hoje os inimigos do Islã de tentar provocar inquietação entre os muçulmanos, clinic e qualificou de “terremoto político” e de uma “festa histórica” as eleições presidenciais do último dia 12, que a oposição denunciou como fraudulentas.

Em um sermão para dezenas de milhares de pessoas na Universidade de Teerã, Khamenei destacou o fato de que cerca de 40 milhões de iranianos – 85% da população – apoiaram com seu voto os princípios da revolução.

O líder supremo iraniano também acusou os “inimigos do Islã” de tentar provocar inquietação entre os muçulmanos, mas disse que desde o início da Revolução Islâmica, há 30 anos, muitos eventos podiam ter derrubado o sistema, mas “o navio sempre atracou no porto, porque o povo tem o apoio de Alá”.

Khamenei disse aos iranianos que as disputas são normais em qualquer país, e que devem estar de acordado para não serem desviados de seu caminho, em alusão aos protestos e enfrentamentos surgidos após as eleições.

Entre os presentes estava o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o outro candidato conservador, Mohsen Rezaei, assim como os dois candidatos reformistas, Mehdi Karroubi e Mir Hussein Moussavi, que denunciaram a existência de fraude eleitoral.

Moussavi, que impugnou os resultados oficiais que atribuem uma folgada maioria a Ahmadinejad, pediu a seus seguidores que não fossem hoje à Universidade para evitar enfrentamentos.

Oficialmente, pelo menos oito pessoas morreram em consequência dos enfrentamentos entre os seguidores dos dois lados, mas este número pode ser maior.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado